terça-feira, 23 de março de 2021

"Penso que estamos a fazer uma época positiva, onde ninguém esperava os resultados que temos vindo a alcançar."


·      Para quem não conhece – ou para quem não conhece tão bem – quem é o Daniel Costa? Como te defines?

Sou um jovem de 20 anos divertido, brincalhão, competitivo e amigo do meu amigo. Posso admitir que nem sempre é fácil lidar comigo, tenho um feitio muito próprio, mas quem souber lidar comigo, tem tudo de mim.

 

·      Começando pelo início como se proporcionou o teu ingresso no CSSJ?

Iniciei o meu percurso no futsal no Centro Social Figueiró do Campo onde era frequente realizar jogos para o campeonato contra o Centro Social de São João. Certo dia abordaram-me convidando-me para lá ir treinar no qual gostei e acabei por ficar desde então. 

 

·      Como analisas o teu percurso formativo no CSSJ?

Na minha perspetiva o meu percurso neste clube é bastante positivo pois conquistamos vários campeonatos, taças e supertaças. E devido ao meu desempenho consegui várias convocatórias para ir à Seleção Nacional.  

·      Momento mais positivo no CSSJ? E menos positivo?

O momento mais positivo nesta instituição foi a subida ao Campeonato Nacional de Juniores. E o momento menos positivo, ou melhor o mais negativo até hoje foi a perda de dois colegas de equipa. 

 

·      Ao longo do percurso desde os escalões de formação e até ao dia de hoje de que maneira foi possível conciliar a vida escolar e pessoal com a prática do futsal? 

Com a prática de futsal a vida pessoal fica um pouco de lado não conseguindo, por exemplo, ir a almoços ou convívios familiares e de amigos por estar a ter jogos. Em relação à vida escolar também foi complicado pois o Centro é um pouco longe de onde vivo e acabava por ter pouco tempo e vontade de estudar após os treinos e jogos. 


·      Dentro desse mesmo âmbito académico quais os teus planos para o futuro?

O meu plano foi acabar o 12º ano, que já terminei. E posteriormente entrar no mundo do trabalho. 


·      A integração no plantel sénior como surgiu?

Enquanto frequentava os escalões de iniciados e juvenis fui várias vezes chamado para realizar treinos com os seniores. Tendo ingressado o plantel sénior oficialmente no escalão de júnior, no qual fui bem recebido contribuindo positivamente para a minha evolução como jogador e ser humano. 

 

·      Apesar de teres apenas 20 anos esta já é a quarta época ligado ao futsal sénior. Que memórias tens dessas épocas? O que ficou/fica para o presente e futuro?

Destas 4 épocas as memórias que tenho são boas e más pois existem vitórias e derrotas neste percurso. Eu tento privilegiar sempre as memórias positivas tais como o ambiente de balneário onde há sempre brincadeiras e palhaçadas para descontrair dos nervos. E o que levo para o futuro são as amizades criadas ao longo destes anos. 

 

·      Qual o balanço da presente temporada desportiva? 

Esta época começou logo mal devido à presente pandemia que o mundo atravessa. Começámos o campeonato já sem publico, o que que nos baixa um pouco o ânimo e, posteriormente, a saída dos dois capitães o que abalou o grupo e as “pausas” a que fomos obrigados a fazer devido ao momento critico que estamos a passar. Com isto tudo conseguimo-nos adaptar às novas condições e penso que estamos a fazer uma época atípica positiva, onde ninguém esperava os resultados que temos vindo a alcançar. 

·      És um dos maiores exemplos da aposta do CSSJ nos jovens e na formação. De que forma analisas o atual projeto desportivo do CSSJ?

O projeto deste ano é um pouco diferente dos últimos anos, pois há uma maior aposta em atletas mais novos, que vêm de clubes com outras metodologias de trabalho, sendo que o grande desafio era moldar todos estes rapazes para que todos “falassem a mesma língua dentro de campo”. 

 

·      Como é ser um dos sub-capitães da equipa sénior do CSSJ?

É um desafio e ao mesmo tempo um privilégio ser um dos sub-capitães da equipa, sendo tão novo. Acabamos por ser um exemplo para os mais novos, pois alguns têm-nos como referência, daí ser uma grande responsabilidade.  

·      Forma o teu melhor 5 inicial com atuais ou antigos colegas de equipa.

Na baliza Leandro Costa, em campo Gustavo Martins, Diogo Simões, André Santos (Picasso) e Romário. 

 

·      E agora um 5 inicial com aqueles “palhaços” do balneário.

Na baliza Cláudio Martins, em campo Gustavo Martins, André Batalha, Passarinho e Diogo Simões. 

 

·      Seleções. Distritais, Nacionais, de Sub’15 a Sub’21 incluindo um Campeonato Europeu. Fala-nos dessas vivências e experiências.

Foram vivências e experiências muito positivas e construtivas, são ambientes diferentes aos que estava habituado, existem rotinas, regras e formas de trabalhar distintas. A minha maior conquista desportiva e pessoal, foi a chamada à seleção nacional, para representar o meu país no Campeonato Europeu. Foi uma experiencia única, que nos faz evoluir como jogador, não imaginam como é arrepiante ouvir tocar o nosso hino nacional.

Em relação às seleções distritais, comecei a representar a AF Coimbra desde muito novo, pois o escalão que estava a ser representado era iniciados de 2º ano e juvenis de 1º ano, sendo eu iniciado de 1º ano. No meu penúltimo ano na seleção distrital, foi o melhor que vivi, pois o ambiente entre jogadores era bastante positivo e fizemos história.

 


·      Para ti o que significa o Centro Social de São João?

Uma instituição que me deu uma ótima formação enquanto atleta e Homem. O Centro nunca me deixou faltar nada, ajudando-me a alcançar os meus objetivos desportivos. Levo grandes amizades e boas memórias nestes anos passados nesta instituição.

 

·      Quais os teus desejos/ambições para o futuro do ponto de vista desportivo?

Ambiciono continuar a jogar em grandes equipas, tentando chegar a clubes de 1ª divisão nacional, tendo também como objetivo chegar à Seleção Nacional A.

 

·      Quando tiveres deixado as quadras (daqui a muitos anos!) de que forma gostarias de ser lembrado enquanto atleta do CSSJ?

Gostaria de ser lembrado como um atleta bastante esforçado, tendo dado tudo em campo em prol dos objetivos da equipa. 

·      Por fim deixa uma palavra para os nossos sócios e simpatizantes e para os adeptos da modalidade em geral.

O que eu desejo a todos é muita saúde num momento destes. Esta pandemia há-de passar em breve e consequentemente o futsal voltará em força. Somos persistentes, e juntos vamos ultrapassar isto! 

Sem comentários:

Enviar um comentário