domingo, 14 de março de 2021

"É como uma família sem igual."


      Começando pelo início como se proporcionou o teu ingresso no CSSJ? 

Quando comecei a praticar futsal há 10 anos no antigo clube União de Coimbra comecei logo a participar em torneios contra, entre outros, o CSSJ e após contacto do Treinador André Matos a convidar para ir experimentar treinar no Centro eu fiz um e a partir daí não quis outra coisa.

 

      Como analisas o teu percurso no CSSJ? 

Acho que desde o inicio tenho um percurso positivo com derrotas, vitórias, taças, campeonatos. Mas mais importante é a família que encontrei nesta grande instituição.

      Momento mais positivo no CSSJ? E menos positivo?

O momento menos positivo não há assim um mas diria talvez a morte do Greg e do Fábio. Estes dois acontecimentos chocaram-me muito apesar de nunca ter partilhado as quatro linhas com eles, chocou-me muito ver dois jovens atletas perder a vida assim.

Momento mais positivo no São João foi a conquista da passagem à final-four da Taça Nacional de Iniciados. Acho que fizemos um percurso que nunca pensaram que conseguíssemos mas fizemos o 'impossível’, e isso deixa me extremamente feliz, ver que se nos esforçarmos podemos bater-nos de frente com qualquer equipa.

 

      Ao longo deste percurso nos escalões de formação e até ao dia de hoje, de que maneira conciliaste a vida escolar com a prática do futsal? 

Não é nada fácil, eu adoro jogar futsal mas tenho noção de que a escola e os estudos vêm primeiro, então foco-me nisso mas nunca deixo o futsal de lado, senão caso contrário ficaria ´maluco´.

      Dentro desse mesmo âmbito académico quais os teus planos para o futuro? 

Quero para já acabar o secundário e depois tirar uma licenciatura pois hoje em dia quanto mais completos formos em todos os níveis melhor.

 

      A integração no plantel sénior como surgiu? 

Ao longo dos anos fui fazendo um treino ou outro com os Seniores mas foi nesta época 20/21 que passei a integrar o plantel. Tudo aconteceu com a lesão do Raul (na altura guarda-redes titular) e o André Silva (outro dos guarda-redes) estava no estrangeiro a estudar e então o Mister chamou me para integrar o plantel mais o Carlos Rodrigues que já estava a atuar na equipa sénior.

      Qual o balanço da presente temporada desportiva?

Mesmo com estas paragens todas, acho que estamos muito bem, refiro me ao plantel sénior pois é o único que tem competição até hoje. Apesar de ser um plantel muito jovem temos feito um bom percurso.

 

      Como é ser um dos guarda-redes da equipa sénior do CSSJ sendo ainda juvenil? 

É um privilégio e um orgulho. Sei que não é normal isto acontecer (um juvenil ser integrado no plantel sénior) mas aconteceu. Além de ser um privilégio é uma grande responsabilidade, pois tenho de trabalhar para conseguir acompanhar os outros como é perfeitamente normal pois são todos mais velhos e com mais experiência.

·      Forma o teu melhor 5 inicial com atuais ou antigos colegas de equipa. 

É muito difícil escolher mas escolhia eu próprio, o Paulo André, Miguel Teixeira, Luís Miguel e Iuri ou João Tomás.

 

      E agora um 5 inicial com aqueles “palhaços” do balneário.

Iuri Portugal, Vasco Pinheiro, Paulo André, Diogo Oliveira e Pedro Loureiro 'Mané'. 

 

      Seleções. Distritais, Nacionais. Fala-nos dessas vivências e experiências. 

Eu comecei a ser chamado desde cedo, não me recordo a idade da primeira chamada, mas sei era dois anos mais novo do que todos que lá estavam. A minha primeira afirmação na Seleção distrital foi nos sub-15. No final do torneio soube que os selecionadores nacionais tinham observado o jogo e perguntado por alguns nomes para um eventual estágio que vinha a acontecer pouco tempo depois. Fui convocado para o tal estágio de 30 atletas nos sub-15 e foi uma experiência fantástica.

Mais tarde chegou a convocatória da seleção distrital sub-17. Nesta seleção usei a braçadeira de capitão, mas infelizmente lesionei me e tive parado 1 mês e falhei à primeira chamada à seleção sub-17 mas mais tarde chegou a convocatória para dois jogos contra a frança.

Após este percurso pelas seleções distritais e Seleção Nacional Sub-15 e Sub-17 posso dizer que é um orgulho imenso poder jogar nestas competições e sei que sem o CSSJ não teria alcançado nada disso e por isso tenho de agradecer a esta fantástica instituição que tudo faz para nos proporcionar uma ótima formação.

      Quais os teus desejos/ambições para o futuro do ponto de vista desportivo?

Espero jogar ao mais alto nível competitivo desta modalidade e alcançar muitos títulos e assim orgulhar toda a gente que acreditou em mim deste pequeno.

  

      Para ti o que significa o Centro Social de São João?

Ainda sou jovem e tenho o privilégio de ter jogado com bastante gente como colegas de equipa, mas sem dúvida é como uma família sem igual. Estamos lá todos uns para os outros.


      Por fim deixa uma palavra para os nossos sócios e simpatizantes e para os adeptos da modalidade em geral.

Desde já agradecer por todo o apoio ao longo destes anos todos. Protejam-se neste momento horrível que vivemos de pandemia pois acreditem que isto tudo vai passar e o nosso querido futsal vai voltar ao seu auge e vão poder vir apoiar a nossa equipa.

Desejo muitas felicidades a todos e muita coragem para enfrentar todos os problemas da vida, sejam quais sejam há sempre uma maneira de os ultrapassar. Fiquem Bem e Obrigado.

 

      Historial/Palmarés

2020-2021       CS São João - Juvenis: Paragem do Campeonato

2019-2020       CS São João - Juvenis: Campeonato Interrompido (manutenção no Campeonato Nacional)

2018-2019       CS São João - Iniciados: Chegada á Final-Four da Taça Nacional, Taça de Coimbra, Campeonato de Coimbra e Supertaça de Coimbra

2017-2018       CS São João - Iniciados: Apuramento para a Taça Nacional, Taça de Coimbra e Supertaça de Coimbra

2016-2017       CS São João - Infantis: Conquista da taça de Coimbra, Campeonato de Coimbra e Supertaça de Coimbra

2015-2016       CS São João - Infantis: Campeonato de Coimbra, Taça de Coimbra.

2014-2015       CS São João - Benjamins 

2013-2014       CS São João - Benjamins

2012-2013       CF União Coimbra - Benjamins

2011-2012       CF União Coimbra – Benjamins 

Sem comentários:

Enviar um comentário