quinta-feira, 11 de agosto de 2016

De coração em Serpins

Futsal em Coimbra continua a sua incursão pelo futsal sénior feminino e depois de Coimbra viajou até ao concelho da Lousã para conhecer as ambições e expetativas da Associação Desportiva Serpinense.
Campeãs Distritais AFC em 2014/2015 a formação de Serpins viveu na época passada uma temporada mais turbulenta. Rui Ferreira veio inclusivamente a orientar a equipa na reta final de 2015/2016.




De regresso a uma casa que bem conhece Rui Ferreira parte assim para a nova época como principal responsável técnico pela equipa de Seniores Femininos da AD Serpinense que almeja voltar às conquistas e troféus do passado recente.

||| Perfil |||

Nome: Rui Miguel Garcia Ferreira
Data de nascimento: 22 de Junho de 1978 (38 anos)
Naturalidade: Mártires (Lisboa)

Funções: 
  • Treinador Seniores Femininos AD Serpinense
  • Coordenador Técnico AD Serpinense

Palmarés:
  • Vencedor Taça AFC 2011/12 (AD Serpinense)
  • Vencedor Prova Extraordinária AFC 2013/14 (AC Vilarinho)



Futsal em Coimbra (FC) - Depois de uma experiência nos quadros dos Leões de Porto Salvo o regresso a Serpins deu-se já a meados da época passada. O que te levou a aceitar este desafio/projeto dos Seniores Femininos da  AD Serpinense?

Rui Ferreira (RF) - Depois da excelente experiência no CR Leões de Porto Salvo, como treinador adjunto na equipa senior feminina, infelizmente ligada à descida aos distritais, decidi aceitar este projeto por ser precisamente um desafio enquanto treinador, também porque tenho um compromisso com o presidente Paulo Paiva para ajudar o clube neste momento difícil que o clube atravessa a nível desportivo e claro pelas jogadoras que me acompanharam ao longo dos anos e que sempre acreditaram no meu valor.


FC: Quais os objetivos para a nova época desportiva?

Rui Ferreira: Os objetivos para a época desportiva foram concebidos e estruturados pela equipa técnica e pela direção, de modo a conciliar os objetivos da equipa com as suas capacidades de desenvolvimento físico, técnico-táctico e psicológico, tendo também por base o que a equipa fez na época transata, tendo para o efeito existido a preocupação e a necessidade de se reforçar a equipa, pelo que no planeamento da Época Desportiva ficou então estabelecido os objetivos desportivos e formativos:



FC: Do ponto de vista pessoal podemos esperar um Rui Ferreira como treinador fora da vertente feminina? Quais as grandes ambições pessoais? 

Rui Ferreira: Do ponto de vista pessoal, apesar de não ser uma fixação da minha parte, podem esperar um Rui Ferreira a treinar fora da vertente feminina, desde que sejam projetos com objetivos bem definidos, que tenham ambição. Brevemente treinador de grau III, tenho a ambição de voltar aos nacionais, o mundo completamente à parte, mesmo que seja na vertente feminina, mas nunca como treinador adjunto, no entanto não me sinto inferiorizado por treinar nos distritais, gosto do que faço e o dia que deixar de ter prazer em treinar abandono a modalidade, não ando no desporto por dinheiro, atualmente não ganho dinheiro com o futsal, nem para o transporte e venho de Lisboa para dar treinos, aí se vê o amor que tenho à modalidade, a Coimbra e ao Serpinense


FC: A nível estrutural/institucional como vê e como classifica atualmente a instituição AD Serpinense no panorama do futsal do nosso distrito? 

Rui Ferreira: A AD Serpinense a nível estrutural / institucional tem ainda muito que crescer, existe vontade por parte dos dirigentes, a prova disso foi a continuação na aposta na formação com a Academia da ADS, fator fundamental para qualquer clube, nunca esquecendo que este clube está inserido num meio pequeno onde as dificuldades são muitas, no entanto as pessoas de Serpins têm e devem ajudar o clube da terra, não pode ser os de “Fora” a quererem a sua evolução, há ainda muito trabalho pela frente, pois sendo um clube que conta já com algum palmarés no futsal feminino, ainda lhe falta um grande percurso, para que seja uma referência no distrito de Coimbra.

Rui Ferreira

FC: Qual é a opinião acerca do futsal feminino nos últimos anos no nosso distrito? No seu ponto de vista quais poderiam ser as próximas etapas e os próximos passos para o desenvolvimento do futsal feminino conimbricense? 

Rui Ferreira: Muito sinceramente, não acho que tenha havido evolução do futsal feminino em Coimbra nos últimos anos e a opinião que tinha há cerca de três anos, mantém-se, não vejo nenhum clube” capaz” ou com vontade de colocar uma equipa de Coimbra no campeonato nacional. Em Coimbra a maior parte dos clubes tem feminino porque se aquele clube tem, nós também temos de ter, muito poucos ligam à qualidade, muito poucos se importam com a evolução das atletas e a prova disso é que todos e qualquer um é chamado de ”treinador”, “qualidade?” … “são meninas para quê tanta coisa…!?”. Podem fazer as alterações que quiserem, mas na minha opinião, o Desenvolvimento do Futsal Feminino em Coimbra, só vai acontecer, no dia que as “Amizades” deixarem de se sobrepor ao talento, sobrepor à qualidade e no dia que se der mais reconhecimento a quem realmente trabalha para o bem desta modalidade e não falo somente das jogadoras. No dia em que os intervenientes se mentalizarem que podem fazer parte de clubes pequenos, mas pensando e agindo também pequeno faz com que a evolução não aconteça, enquanto isto não acontecer tudo o que for feito não terá resultado.


FC: Que análise é possível fazer neste momento ainda precoce à Divisão de Honra de Seniores Femininos AFC 2016/2017? 

Rui Ferreira: Antes de mais, lamentar a descida do Ourentã aos distritais e a desistência do CS São João e da Académica SF, três clubes referência do distrito de Coimbra, o futsal feminino perde e muito com esta descida e com as duas desistências. 
Dar os parabéns às três novas equipas, o Núcleo Sportinguista de Condeixa uma estreia, bem como o Venda da Luísa se não me falha a memória e em relação ao União de Coimbra, embora com outro nome é um regresso, espero que sejam projetos para se manter. 
Em relação à Divisão de Honra, quanto a mim terá este ano mais equipas a lutar pelos dois primeiros lugares que dão acesso à Taça Nacional, não me vou alongar em relação às equipas, no entanto estou curioso para ver a forma de jogar de certas equipas, que seja acima de tudo um excelente campeonato e que nenhuma atleta se magoe.

Associação Desportiva Serpinense
  • Plantel (ainda em formação):
1. Inês Ferreira
2. Francisca Lima 'Chica'
3. Andreia Dallot (ex-NS Pombal)
4. Carolina Silva
5. Inês Mendes
6. Liliana Carvalho 'Li'
7. Ângela Rodrigues
8. Marisa Fernandes
9. Diana França
10. Maria João Carvalho
12. Sara Quintas

  • Equipa Técnica:
Treinador: Rui Ferreira
Treinadora-Adjunta: Susana Azevedo
Treinadora-Adjunta: Cristina Colaço
Treinador de Guarda-Redes: Pedro Lucas
Delegada: Maria da Luz
Médica: Ana Norte

  • Período Preparatório:
A equipa feminina da AD Serpinense inicia o seu período de pré temporada dia 26 de Agosto, tendo já um torneio de preparação marcado para o dia 11 de Setembro com as equipas visitantes do CAD Entroncamento (AF Santarém), ARDC Louriçal (AF Leiria) e UD Povoense (AF Lisboa).




O Futsal em Coimbra agradece ao AD Serpinense e em particular ao Rui Ferreira e à Ângela Rodrigues a sua disponibilidade e imediata receptividade ao repto lançado pelo nosso portal.

Desejamos os maiores sucessos e as maiores felicidades para a nova temporada desportiva. 
Bem haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário