quinta-feira, 16 de julho de 2015

Os clubes e as redes sociais

Hoje em dia é interessante tentarmos perceber o efeito mediático do futsal e dos seus clubes no panorama distrital. Atualmente praticamente a totalidade dos clubes tem uma página ou pelo menos um espaço nas redes sociais, em particular no facebook.
 
 
Assim foi feito o levantamento do número de seguidores, amigos (vulgo likes) que cada instituição tem nesse referido espaço de forma a aferir a proximidade ou relevância que os mesmos dão a esta ferramenta cada vez mais importante e necessária no contato com sócios e demais simpatizantes.
 
Quatro grandes destaques saltam logo à vista: ARCED João Veloso, CDR Penelense, Centro Norton de Matos e Académica de Coimbra-SF. Com centros de ação geográficos completamente díspares (Oliveira do Hospital, Penela e Coimbra) são as únicas quatro coletividades acima dos 3.000 seguidores. Nota para o facto da Académica representada ser a Seção de Futebol pois o Organismo Autónomo (com cerca de 4 dezenas de milhares de seguidores) não tem presentemente qualquer equipa de futsal federada. Fantástico o trabalho de João Veloso na divulgação e promoção da Escola de Futsal e Futebol local. Mérito também para o Penelense e para a diversidade das áreas de ação do Centro Norton de Matos.
 
  1. Penelense 4.192
A seguir e ainda dentro dos quatro dígitos temos na sua maioria as equipas hoje em dia com maior expressão no futsal (em particular na formação) conimbricense. O primodivisionário CS São João encabeça um grupo de equipas em que estão os clubes com mais escalões e mais representativos, como a Granja do Ulmeiro, Miro, Domus Nostra, Vilaverdense e CP Miranda.
CF Santa Clara e AD Serpinense destacam-se igualmente por outros motivos: os santaclarenses pela aposta muitíssimo direcionada ao público-alvo feminino. A turma da Lousã devido ao seu ecletismo e também pela representatividade local fortíssima. Destaque por fim para o Quiaios que é a mais "popular" das várias formações da Figueira da Foz.
 
 CF Santa Clara 2.009
 GSSDCR Miro 1.712  
AC Vilarinho  1.656  
Domus Nostra 1.429


Por fim uma listagem completamente diversa e variada. Desde equipas que reativaram à pouco tempo o seu espaço no facebook a equipas que pouco ou nada usam o seu espaço passando até por conjuntos que devido a condicionalismos vários acabam por ter menor expressão. Interessante analisar por exemplo Miranda do Corvo e perceber que a ADFP Miranda tem 382, a Casa do Povo local cerca de um milhar e a título de curiosidade o CA Mirandense (futebol 11) cerca de meio milhar. Claro que é bastante provável que muitos dos mirandenses simpatizantes mais do que uma ou até pelas três coletividades mas acaba por ser inevitável pensar e imaginar um cenário de convergência de forças naquela zona do distrito.
Nota para o 'boom' do Domus Nostra que cresceu imenso na última temporada graças aos sucessos desportivos de monta para o clube Portomar, Mira.
 

Os clubes/instituições não se podem medir por "likes". Simplesmente este «estudo» acaba por ser indicativo da importância crescente que este meio de comunicação começa a ter na velocidade da comunicação e na promoção dos mesmos havendo inclusivamente departamentos de marketing e comunicação em alguns destes clubes. Sinais dos tempos...
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário