Hoje em dia é interessante tentarmos perceber o efeito mediático do futsal e dos seus clubes no panorama distrital. Atualmente praticamente a totalidade dos clubes tem uma página ou pelo menos um espaço nas redes sociais, em particular no facebook.
Assim foi feito o levantamento do número de seguidores, amigos (vulgo likes) que cada instituição tem nesse referido espaço de forma a aferir a proximidade ou relevância que os mesmos dão a esta ferramenta cada vez mais importante e necessária no contato com sócios e demais simpatizantes.
Quatro grandes destaques saltam logo à vista: ARCED João Veloso, CDR Penelense, Centro Norton de Matos e Académica de Coimbra-SF. Com centros de ação geográficos completamente díspares (Oliveira do Hospital, Penela e Coimbra) são as únicas quatro coletividades acima dos 3.000 seguidores. Nota para o facto da Académica representada ser a Seção de Futebol pois o Organismo Autónomo (com cerca de 4 dezenas de milhares de seguidores) não tem presentemente qualquer equipa de futsal federada. Fantástico o trabalho de João Veloso na divulgação e promoção da Escola de Futsal e Futebol local. Mérito também para o Penelense e para a diversidade das áreas de ação do Centro Norton de Matos.
- ARCED João Veloso 5.996
- Penelense 4.192
- Centro Norton de Matos 3.460
- Académica de Coimbra SF 3.085
A seguir e ainda dentro dos quatro dígitos temos na sua maioria as equipas hoje em dia com maior expressão no futsal (em particular na formação) conimbricense. O primodivisionário CS São João encabeça um grupo de equipas em que estão os clubes com mais escalões e mais representativos, como a Granja do Ulmeiro, Miro, Domus Nostra, Vilaverdense e CP Miranda.
CF Santa Clara e AD Serpinense destacam-se igualmente por outros motivos: os santaclarenses pela aposta muitíssimo direcionada ao público-alvo feminino. A turma da Lousã devido ao seu ecletismo e também pela representatividade local fortíssima. Destaque por fim para o Quiaios que é a mais "popular" das várias formações da Figueira da Foz.
CS São João
2.400
Granja do Ulmeiro
2.374
Quiaios
Clube 2.303
CF Santa Clara 2.009
GSSDCR Miro 1.712
AD Serpinense
1.141
GR Vilaverdense 1.072
CP Miranda
do Corvo 1.019
Por fim uma listagem completamente diversa e variada. Desde equipas que reativaram à pouco tempo o seu espaço no facebook a equipas que pouco ou nada usam o seu espaço passando até por conjuntos que devido a condicionalismos vários acabam por ter menor expressão. Interessante analisar por exemplo Miranda do Corvo e perceber que a ADFP Miranda tem 382, a Casa do Povo local cerca de um milhar e a título de curiosidade o CA Mirandense (futebol 11) cerca de meio milhar. Claro que é bastante provável que muitos dos mirandenses simpatizantes mais do que uma ou até pelas três coletividades mas acaba por ser inevitável pensar e imaginar um cenário de convergência de forças naquela zona do distrito.
Nota para o 'boom' do Domus Nostra que cresceu imenso na última temporada graças aos sucessos desportivos de monta para o clube Portomar, Mira.
Nota para o 'boom' do Domus Nostra que cresceu imenso na última temporada graças aos sucessos desportivos de monta para o clube Portomar, Mira.
CA Gândaras 832
CRI Alhadense
720
CSC Prodeco Covões 281 ´
ADC Vila Verde 243
GD Tabuense 107
Os clubes/instituições não se podem medir por "likes". Simplesmente este «estudo» acaba por ser indicativo da importância crescente que este meio de comunicação começa a ter na velocidade da comunicação e na promoção dos mesmos havendo inclusivamente departamentos de marketing e comunicação em alguns destes clubes. Sinais dos tempos...
Sem comentários:
Enviar um comentário