terça-feira, 29 de dezembro de 2020

"Temos o dever de deixar a pele em campo mostrando que estamos no Nacional por mérito próprio."

Uma entrevista por mês. É esta a nova rubrica que o seu portal lança a partir de 2021 procurando aproximar os agentes desportivos do nosso futsal regional e os amantes e seguidores da nossa modalidade.  

Para abrir o apetite o Futsal em Coimbra viajou esta semana até Portomar para falar com o treinador da equipa local Daniel Vilarinho. O técnico da formação sénior do Clube Domus Nostra falou de presente, passado e futuro numa entrevista franca, genuína e muito transparente.


Foto: João Terrível


Futsal em Coimbra · Começando pelo início como surgiu a hipótese de treinar o Clube Domus Nostra?

Daniel Vilarinho · O convite surgiu numa altura que já tinha decidido que ia parar por falta de motivação. Foi num final de dia que o presidente me ligou, com a indicação do até então treinador que, por questões profissionais, não conseguiu dar continuidade ao convite que lhe tinha sido endereçado. Foi então que reunimos e me apresentou o clube. E na altura o que me fez aceitar foi a envolvência de tanta gente que vivia o clube tal como eu sempre o fiz pelos clubes que passei. Senti que tinha havido uma química na primeira reunião e acabei por aceitar o desafio.


Futsal em Coimbra · Quais as primeiras impressões à chegada a um clube novo?

Daniel Vilarinho · As impressões foram agridoces: se por um lado fiquei impressionado com as pessoas por outro e a nível desportivo o clube estava muito aquém do que eu estava à espera. Mas desde o primeiro momento que todos se uniram para melhorar processos e juntos procurar fazer mais e melhor. Tem sido um desafio bem grande.


Foto: João Terrível


Futsal em Coimbra · Que balanço faz da primeira época no Clube Domus Nostra?

Daniel Vilarinho · Desafio difícil mas bastante positivo. Esta é a forma mais fácil de explicarmos uma primeira época atípica.

    Sabíamos que à partida era um desafio de passagem e queríamos aproveitar o mais possível para dar a uma nova geração mais bases para o futuro do clube. A direção desde o inicio que teve noção que era difícil e por isso os resultados nunca foram o mais importante. O principal objetivo do clube dar aos novos atletas que vinham dos juniores contextos formativos que os pudessem fazer evoluir.

    Ao longo da primeira fase tivemos a difícil tarefa de gerirmos indisponibilidades pelas lesões graves que afetaram o plantel aliado a um processo de jogo/treino novo, o que nos levou a errar muito mais do que era realmente o esperado.

    Ao longo do tempo fomos crescendo e mesmo com um plantel bastante jovem fomos batendo-nos olhos nos olhos com todos os adversários, deixando de lado o estilo de jogo que caraterizou o Domus nos últimos anos de nacional.

    Procurámos ser arrojados e sentimos que isso não nos foi favorável nos resultados mas conseguimos fazer crescer muitos atletas. No erro e nas adversidades foram capazes de crescer e dar a volta por cima.

    Apostámos nos jovens, demos minutos e mais importante procurámos trabalhar junto com o escalão de juniores para que o processo formativo seja aproximado ao escalão sénior, visto que o clube na sua génese apostará sempre nos jovens da casa e nas gentes de Portomar.

 

Futsal em Coimbra · Para esta segunda época o que mudou no Clube Domus Nostra?

Daniel Vilarinho · Procurámos planear, planear com tempo e melhorar os pontos que claramente erramos no ano anterior. Na equipa técnica deu entrada o Beto para fazer o trabalho técnico de guarda-redes que era uma lacuna grave no clube. No plantel procurámos trazer para dentro de portas jovens que pudessem acrescentar experiência de nacional e criámos a equipa Sub'23 para que os jovens do clube pudessem ter mais minutos num patamar mais baixo. 

    Num ano atípico o planeamento acabou por estar a sofrer alterações frequentes devido à constante entrada e saída de jogadores por problemas pessoais ou profissionais, o que mais uma vez e muito pelo contexto pandémico que nos abala a todos, tem-nos feito alterar o que prevíamos numa fase preparatória.


Foto: João Terrível


Futsal em Coimbra · Quais os objetivos para esta segunda temporada consecutiva como treinador do Clube Domus Nostra?

Daniel Vilarinho · Os objetivos são iguais aos da primeira, se bem que este ano acabamos por perder praticamente todos os atletas acima dos 30 anos, o que nos fez ir para uma época com um plantel extremamente jovem e com pouca experiência de nacional. O primeiro objetivo passará por ficarmos no nacional. Na primeira fase não nos foi possível garantir esse desfecho, procuraremos na 2ª fase garantir os lugares de acesso à nova 3ª nacional, que acreditamos que seja o patamar ideal para o nosso clube.


Futsal em Coimbra · Nesta primeira metade da época 2020/2021 que análise faz ao desempenho do Clube Domus Nostra?

Daniel Vilarinho · Falhámos. Só havia um objetivo para esta primeira fase, ficar nos primeiros 4 lugares. Procuramos e sentimos que com mais uma ponta de sorte poderíamos ter tido resultados diferentes mas os últimos minutos dos encontros acabamos por não ser adultos o suficiente para garantir pontos. Quando se jogam finais não podíamos facilitar e na hora de finalizar fomos muito perdulários, a defender faltou a experiência necessária para estes contextos, principalmente no jogo com o Sameiro, Saavedra e Cariense podíamos ter tipo outro resultado e estaríamos neste momento ainda com possibilidade de lutar pelos 4 primeiros lugares que nos garantiam o lugar nos nacionais.


Foto: João Terrível


Futsal em Coimbra · Que Clube Domus Nostra podemos esperar no resto do ano desportivo?

Daniel Vilarinho · Para já a pergunta principal é que resto de ano desportivo podemos esperar. O Clube Domus Nostra, seja em que contexto for, estará pronto para lutar e honrar as gentes de Portomar. 

    Temos o dever de deixar a pele em campo, mostrando sempre que nos for possível, que estamos no nacional por mérito próprio e tudo faremos para mostrar trabalho, competência, humildade e muita dedicação. 

 

Futsal em Coimbra · Quais as suas ambições para o Clube Domus Nostra e enquanto treinador?

Daniel Vilarinho · As minhas ambições para o Clube Domus Nostra são aliar o contexto associativo do clube (que é sem dúvida dos melhores do panorama nacional), ao contexto desportivo “profissional”.

    Colaborar na formação dos treinadores, na coordenação desportiva e engrandecer     ainda mais a já longa história de clube.

    Enquanto treinador sou muito ambicioso e mentiria se disse-se que não pretendo ganhar. Acredito nesta geração de atletas que o Clube Domus Nostra tem no plantel sénior e acredito que no futuro será um grupo vencedor.


Futsal em Coimbra · A longo prazo teremos Daniel e Clube Domus Nostra de braço dado? 

Daniel Vilarinho · O clube e a direção em plena pandemia estão a investir num piso novo, tem um projeto a 5 anos. Isto é algo que qualquer treinador pretende, projetos de futuro. Pessoas que vivam o clube sem qualquer pretensão de outras atividades sendo por isso algo que me dá segurança.

    A longo prazo esperemos que seja possível haver desporto tal como sempre o conhecemos. O meu futuro passará sempre por o que poderá vir daqui para frente a nível desportivo / saúde. Sou um apaixonado da modalidade e sinto falta da paixão dos adeptos, da festa do jogo, da adrenalina…de tudo o que o verdadeiro jogo nos dá. 

 

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Meia dúzia de equipas e jogos a tempo corrido eis a Divisão de Honra Feminina AFC 2020/2021!

 À terceira...foi de vez. Teve lugar esta terça-feira no Estádio Sérgio Conceição em Taveiro o sorteio da Divisão de Honra de Seniores Femininos da AF Coimbra época 2020/2021.

Com apenas seis equipas em competição a prova inicia no domingo dia 10 de Janeiro e é marcada por várias desistências e um número quase histórico no que a participantes diz respeito. Destaque ainda para a polémica medida da AF Coimbra em abolir os jogos cronometrados passando os mesmos a ter duas partes de 25 minutos corridos.

Futsal em Coimbra deseja a melhor das sortes a todas as equipas participantes parabenizando-as pelo esforço em manter e valorizar o futsal feminino no nosso distrito.


Circular 04 AF Coimbra

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

União 1919 em frente na Taça de Portugal de Seniores Femininos FPF!

Também o Clube União 1919 seguiu em frente na II Eliminatória da Taça de Portugal de Seniores Femininos FPF. A turma unionista venceu na deslocação a Santarém por 3-4 seguindo assim para a terceira ronda da competição.



Foto: Clube União 1919

Ficha de Jogo

Pavilhão Municipal do Entroncamento

Árbitros: André Meneses e Gonçalo Rocha. Cronometrista: Ricardo Amado. 

CAD Entroncamento 3 Filipa Alves (GR), Andreia Silva, Joana Carmo, Dina Lourenço e Raquel Abreu

Banco: Mariana Piedade, Leonor Piedade, Cláudia Batista, Sofia Simplício, Ana Silva e Ana Antunes

         Treinador: Hugo Luís

Clube União 1919 4 Beatriz Matos (GR), Florbela Fonseca, Isabella Ferreira, Constança e Beatriz Pais

Banco: Ana Raquel, Iara Gonçalves, Ana Lopes, Jéssica Neves, Adriana Martins, Carolina Gomes, Iara Gonçalves e Daniela Marques

Treinador: Luís Santos 'Luisinho' 

Ao intervalo: 2-1. 

Golos: 1-0 Ana Silva (1'), 1-1 Isabella Ferreira (5'), 2-1 Andreia Silva (8'), 2-2 Jéssica Neves (21'), 2-3 Isabella Ferreira (25'), 3-3 Joana Carmo (26') e 3-4 Jéssica Neves (40').

O Futsal em Coimbra falou com o timoneiro da equipa do centro da cidade. Fique com as suas declarações:


Luís Santos 'Luisinho' (Clube União 1919)

"Excelente vitória frente ás campeãs de Santarém, uma equipa que apesar de não ter alcançado a subida à segunda divisão disputou muito bem essa fase de acesso com jogos muito equilibrados frente a equipas com muita qualidade. 

Sabíamos que o fato de o CADE ter disputado a Taça Nacional e nós ainda não termos iniciado as competições distritais conferia uma vantagem competitiva grande ao nosso adversário e esse fator valorizou ainda mais a nossa passagem à próxima fase. 

Apesar de termos começado o jogo praticamente a perder a equipa acreditou sempre, demonstrou uma força anímica notável com um espírito de equipa e de superação que só nos pode deixar orgulhosos e confiantes em relação ao futuro. 

Os nossos parabéns à Academia de Condeixa e à Académica de Coimbra que também marcam presença na próxima fase."




domingo, 20 de dezembro de 2020

Disputa regional animou 2ª Eliminatória da Taça de Portugal!

A II Eliminatória da Taça de Portugal de Seniores Femininos FPF ficou marcada por duas contendas entre equipas conimbricences. Na primeira disputada este sábado no Pavilhão Municipal de Condeixa a formação local superiorizou-se por 4 bolas a 2 garantindo o apuramento para a terceira ronda da prova.


Foto: Zé Paulo Silva

Ficha de Jogo

Árbitros: David Pereira e Filipa Prata. Cronometrista: António Henriquez. 

Academia de Condeixa 4 Ema Ferreira, Xana Gonçalves, Alexandra Coelho, Raquel Mota e Mariana Gandarez 

Banco: Carolina Boavida, Ana Maria Paiva, Juliana Lourenço, Ana Rita Melo, Sabrina Silva e Ana Raquel 

Treinador: Arlindo Matos 

AD Serpinense 2 Sara Simões, Beatriz Ferreira, Raquel Santos, Márcia Rosa e Jacinta Santos 

Banco: Inês Mendes, Anabela Marques, Ângela Rodrigues, Cristina Colaço, Ângela Morgado e Jéssica Daniela. 

Treinador: Tiago Adelino 

Ao intervalo: 2-1. 

Golos: 1-0 Alexandra Coelho (9’), 2-0 Raquel Mota (16’), 2-1 Raquel Santos (17’), 3-1 Mariana Gandarez (30’), 4-1 Ana Raquel (38’) e 4-2 Cristina Colaço (39’).


O Futsal em Coimbra foi falar com os treinadores das duas equipas e perceber as sensações que ficaram da partida. Arlindo Matos e Tiago Adelino em discurso direto:

Arlindo Matos (AD Condeixa)

"Cumprimos o objectivo. Jogar de mês a mês não nos dá a consistência de jogo que desejamos, mas acreditamos que a equipa vai crescer, melhorar e consolidar a ideia de jogo que temos. O Serpinense tem uma boa equipa, quer certamente estar na luta pelo título distrital e provou-o nesta eliminatória. Vamos de novo estar presentes na III Eliminatória da prova rainha o que muito nos orgulha. Estou satisfeito ainda por ver que, na Taça de Portugal FPF, o distrito está representado por três equipas na próxima ronda. Felicito a Académica e o União 1919 e desejo que todos juntos possamos seguir depois em frente. 

Aproveito ainda para dar os parabéns à Académica pela subida ao Campeonato Nacional da II Divisão FPF, algo justíssimo para a qualidade do grupo de trabalho que tem muito bem orientado pelo João Filipe. 

Desejo um Santo e Feliz Natal a toda a família do futsal."



Tiago Adelino (AD Serpinense)

"Saímos com a sensação que o resultado poderia ter sido diferente. Apesar de termos dado a iniciativa de jogo ao nosso adversário, tivemos várias situações claras de golo. Arrisco-me a dizer que a melhor jogadora em campo foi mesmo a guarda-redes da Academia de Condeixa pela forma como fez a diferença em momentos chaves do encontro.

Apesar de tudo, estamos muito orgulhosos do que fizemos. As minhas jogadoras foram excelentes, acreditaram na estratégia. Não ganhámos o jogo mas mostrámos um pouco do que somos capazes e deixamos boas indicações para o Campeonato Distrital.

Aproveito para dar os parabéns à Academia de Condeixa pelo triunfo, assim como às restantes equipas do nosso distrito que seguem em frente na Taça de Portugal FPF."

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Cinco equipas de Coimbra a jogo na Taça feminina!

   E eis que chegamos à segunda ronda da "prova raínha": a Taça de Portugal de futsal feminino época 2020/2021.

Depois de uma ronda inaugural bem sucedida para as formações do distrito na segunda eliminatória temos a entrada da Campeã Distrital Académica de Coimbra-SF que se junta assim a AD Serpinense, AD Condeixa, União 1919 e Norte e Soure que foram 100% bem sucedidas na primeira etapa da competição.

O destaque vai para o duelo entre duas das melhores equipas da nossa Divisão de Honra. Academia de Desportos de Condeixa e Associação Desportiva Serpinense medem forças no Municipal de Condeixa-a-Nova naquele que será apenas o segundo jogo oficial de ambas as formações até ao momento. Pontapé-de-saída marcado para as 11h00 de sábado dia 19.

Temos também mais um duelo regional. A Académica-SF ainda em festa pela recente subida divisão fará a curta viagem até ao Paleão para defrontar a equipa do Norte e Soure em encontro a ter lugar apenas domingo dia 20.

A jogar com oposição de outra região apenas o Clube União 1919. Depois da vitória na primeira ronda no distrito de Leiria desta feita viagem até ao distrito de Santarém. A equipa do Entroncamento disputou a Série D da Taça Nacional Feminina mas falhou a subida de divisão ficando no último lugar do agrupamento prometendo, ainda assim, valorosa oposição à turma orientada por Luís Santos 'Luisinho'. Encontro marcado para as 11h00 deste sábado.

O Futsal em Coimbra deseja a melhor das sortes a todas as equipas conimbricences.






quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

CN II Divisão de Seniores Masculinos despede-se de 2020

E no próximo sábado teremos a sétima ronda do Campeonato Nacional da II Divisão de Seniores Masculinos FPF.


As equipas de Coimbra vão praticamente todas a jogo. A excepção a representante conimbricence na Série D Domus Nostra que adiou a recepção ao Covão do Lobo para quarta dia 06 de Janeiro.

Assim sendo apenas as equipas da Série E irão a jogo neste fechar de contas no ano civil de 2020. Destaque para o derby regional entre CS São João e Clube União 1919. UPC Chelo e CRI Alhadense têm na agenda deslocações difíceis aos redutos de SC Ferreira do Zêzere e ARB Boa Esperança respetivamente. Todos os jogos têm início marcado para as 11h00.


O Futsal em Coimbra como sempre trará toda a informação atualizada em permanência.


Classificação atual e programa da jornada 7 para consultar em:

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

"Sentimento de dever cumprido."

A Académica-SF garantiu este fim-de-semana a subida ao recém-criado Campeonato Nacional da II Divisão de Futsal - Seniores Femininos FPF.  

O Futsal em Coimbra foi falar com o grande timoneiro e perceber as sensações agora que foi alcançando o grande objetivo da época. João Filipe em discurso direto:

"É um sentimento de dever cumprido aquele que provoca a qualificação para o campeonato nacional da segunda divisão. Realmente numa época tão atribulada, as jogadoras foram fantásticas ao conseguir manter o foco num objetivo tão importante. Julgo que fomos a melhor equipa num grupo equilibrado com a minhas jogadoras a demonstrarem uma maturidade e regularidade que me deixa orgulhoso. "

"Vamos iniciar uma nova etapa e gostávamos de deixar a nossa marca na primeira edição do campeonato nacional da segunda divisão. Sabemos que o nível competitivo vai ser mais exigente mas queremos estar em primeiro lugar no final das 10 jornadas."


O Futsal em Coimbra endereça uma vez mais as maiores felicitações à equipas academista desejando a melhor das sortes para o resto da temporada.


sábado, 12 de dezembro de 2020

Académica-SF sobe à II Divisão Feminina!

E a uma jornada do final...objetivo alcançado! A Académica-SF venceu esta manhã a formação da Guarda 2000 por 3-2 garantindo a subida ao recém-criado Campeonato Nacional da II Divisão de Futsal - Seniores Femininos FPF. A equipa orientada por João Filipe confirma assim a hegemonia regional dos últimos anos tornando-se o segundo representante do distrito nas provas nacionais de futsal feminino.

O Futsal em Coimbra endereça as maiores felicitações à equipas academista.



sábado, 5 de dezembro de 2020

(Pelo menos um) duelo distrital na 2ª ronda da Taça de Portugal FPF!

  Ficou definido esta quinta-feira o calendário de jogos da segunda ronda da Taça de Portugal de futsal feminino época 2020/2021.

Depois de uma ronda inaugural bem sucedida para as formações do distrito na segunda eliminatória temos a entrada da Campeã Distrital Académica de Coimbra-SF que se junta assim a AD Serpinense, AD Condeixa, União 1919 e, eventualmente, Norte e Soure. A turma do Paleão ainda tem o jogo no Sabugal por realizar.

O destaque vai para o duelo já confirmado entre duas das melhores equipas do nosso distrito. Academia de Desportos de Condeixa e Associação Desportiva Serpinense medem forças no Municipal de Condeixa-a-Nova naquele que será apenas o segundo jogo oficial de ambas as formações até ao momento.

Quem cumpre também o segundo jogo da temporada é o Clube União 1919. Depois da vitória na primeira ronda no distrito de Leiria desta feita viagem até ao distrito de Santarém. A equipa do Entroncamento disputou a Série D da Taça Nacional Feminina mas falhou a subida de divisão ficando no último lugar do agrupamento prometendo, ainda assim, valorosa oposição à turma orientada por Luís Santos 'Luisinho'.

Por fim a perspectiva de mais um duelo regional. A Académica-SF irá visitar o reduto do vencedor do encontro entre Sabugal e Norte e Soure em encontro a ter lugar uma semana antes no dia 12/12.

O Futsal em Coimbra deseja a melhor das sortes às equipas conimbricences.



sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Segunda ronda sorteada!

 O auditório 2 da Cidade do Futebol, em Oeiras, recebeu esta quinta-feira o sorteio da II eliminatória da Taça de Portugal Placard 2020/2021 em Seniores Masculinos.


Depois de uma ronda inaugural em que todas as equipas do distrito de Coimbra foram eliminadas restaram os isentos UPC Chelo e Clube União 1919.

A turma de Penacova recebe o GDC Baronia da Distrital da AF Beja. Curiosamente já se encontraram na edição da Taça de 2019/2020 na altura com vitória da equipa de António Santos no Alentejo por 2-8.
Por sua vez o Clube União 1919 tem tarefa bem mais complicada com visita a Vila do Conde para defrontar um dos candidatos à subida de divisão, o histórico Rio Ave FC. 
Ambas as partidas estão marcadas para domingo dia 03 de Janeiro de 2021.

O Futsal em Coimbra deseja a melhor das sortes às equipas conimbricences.