quarta-feira, 27 de julho de 2016

GR Vilaverdense aquece os motores!

O Grupo Recreativo Vilaverdense prepara a nova época desportiva repleto de novidades e ambição.

Depois do 4º lugar no Campeonato AFC e de ter sido finalista vencido na Taça AFC a turma da Figueira da Foz tem nova equipa técnica depois da saída de Ricardo Soles e Bruno Salgueiro. Tiago Parrança (à esquerda na foto) vem da extinta SB União Alhadense e Nuno Pestana (à direita na foto) deixa os Iniciados da CP Miranda do Corvo para, juntamente com João Moura, serem os timoneiros da formação encarnada numa equipa que terá muitas novidades a serem divulgadas oportunamente. 

Foto: Nuno Pestana

O Futsal em Coimbra esteve à conversa com o Nuno para perceber um pouco das ideias para a nova temporada desportiva.

Futsal em Coimbra (FC) - O que te/vos levou a abraçar este desafio dos Seniores Masculinos do Grupo Recreativo Vilaverdense?

Nuno Pestana (NP) - O que me levou a abraçar este projecto, foi o historial e a confiança das pessoas responsáveis, pelo clube, que depositaram em mim. Passei por cá enquanto jogador, e agora ,como um dos treinadores, é fácil gostar deste clube. As pessoas são especiais, acolhem-nos muito bem e não nos deixam faltar nada para pudermos trabalhar ,da melhor forma possível. Esse também foi um dos factores.
Depois de alguns anos a treinar basicamente escalões de formação, senti que este poderia ser o momento indicado para o passo seguinte. Assumir uma equipa, ao lado de uma pessoa com o passado e currículo como o Tiago Parança tem, é sempre um privilegio. É desafiador, vai exigir bastante de nós, mas são estes tipo de desafios que nos motivam e fazem vibrar. Apesar de nem o Tiago, nem eu termos curso de treinador, vai estar uma pessoa para nos ajudar nesse sentido. Visto que é obrigatório esta época ter alguém com curso no banco. É uma pessoa da nossa inteira confiança e que desde o 1º segundo se prontificou a ajudar , é o mister João Moura.
Um clube com o historial, com a estrutura que tem, que ja deu e continua a dar ,tanto ao futsal coimbricence como a nível nacional, um clube como o GR Vilaverdense, merece estar noutro patamar. 
E foi nesse sentido que decidi abraçar este desafio.


FC - Quais as ambições/expetativas/perspetivas para a nova época desportiva?

NP - As nossas ambições são grandes. Queremos jogar jogo a jogo, e chegar no final , pudermos olhar para trás e ver que conseguimos ser melhores que os outros. Temos muito boas equipas no nosso campeonato, cheias de qualidade e muito competitivas. Equipas que ja andaram vários anos a disputar campeonatos nacionais, por isso teem ,legitimidade suficiente para terem as mesmas ambições que nós. Só com muito trabalho, muito rigor, sacrifício e espirito de grupo é que conseguiremos alcançar os nossos objectivos. Temos a consciência que será muito difícil, mas num clube como este e com o leque de jogadores de qualidade que temos, não podemos pensar de outra forma, que não seja, lutar sempre para ser campeão.


FC - A nível estrutural/institucional como vê e como classifica a instituição GR Vilaverdense no panorama do futsal local, distrital e/ou nacional?

NP - O GRV é um clube completamente amador, mas tem uma estrutura e condições, que deve deixar algumas equipas de topo ,com inveja. Ao contrario do que muito se fala(por total falta de conhecimento), o GRV não paga a jogadores. Á imagem da maior parte dos clubes do nosso distrito, sabe Deus as dificuldades que por vezes teem ,para puder cumprir os compromissos a que já são obrigados, quanto mais pagar a atletas. Mas isso não impede ,que tenha uma grande responsabilidade no contexto social e desportivo. É um clube com muita tradição nos escalões de formação, tanto a formar atletas, como a ajudar a formar homens e mulheres. Existem muitos jogadores nos seniores que fizeram a sua formação no GRV, e queremos que isso continue a acontecer. Com uma boa formação para podermos municiar os seniores, que é o expoente máximo dos clubes. A sobrevivência da maior parte dos clubes passa pela formação, e quem pensar de forma diferente, julgo que estará errado.
É um clube respeitado tanto a nível distrital, como a nível nacional. Basta ver os convites que surgem de norte a sul do país por equipas de grande prestigio, para fazermos parte de muitas actividades que organizam. Isso deixa-nos orgulhosos. 


FC - A Taça de Honra AFC é a primeira prova oficial da época. Que objetivos estão inerentes à aceitação do convite por parte do GR Vilaverdense e consequente participação na competição?

NP - Foi com muito agrado e satisfação que, aceitámos participar na taça de honra, foi uma surpresa e já tínhamos programado a pre época de uma forma a entrar em competição só no dia 24 de setembro. Mas o nosso ingresso na taça de honra não nos vai fazer mudar muito a nossa programação. 
Vamos jogar o 1º jogo com o Chelo, equipa que vai disputar este ano a 2ª divisão nacional. Será um excelente teste para nós. Vamos obviamente entrar para discutir o melhor resultado possível, que será a vitória, mas não vamos fazer deste troféu jogos de vida ou morte. Vamos aproveitar essencialmente para nos preparar da melhor forma para o que é a  nossa prioridade. O campeonato. 
É uma prova com prestigio, e ano após ano ,acho que tem vindo a agarrar mais adeptos. Ainda bem que este ano é feito logo no inicio da época, porque assim, dá para que ,as equipas vejam em que patamar de exigência se encontram, contra equipas bastante competitivas. O principal favorito será o CSS João, mas todas as outras equipas teem legitimamente as suas ambições, e num mau dia de uns pode ser que seja um dia bom para outros. E a bola é redonda.
Essencialmente vamos tentar dignificar ao máximo o emblema que trazemos ao peito e a prova.


  • Equipa Técnica / Staff:
Treinadores: Tiago Parrança, Nuno Pestana e João Moura
Treinador de Guarda-Redes: Paulo Matos
Fisioterapeuta: António Oliveira

  • Calendário do Período Preparatório:
28 de Agosto: CS São João Sub'20 vs GR VILAVERDENSE
3 de Setembro: Torneio Ribeira de Frades 
7 de Setembro: FC Barcouço vs GR VILAVERDENSE
10 de Setembro: AC Luso vs GR VILAVERDENSE
15 de Setembro: GR VILAVERDENSE vs FC Barcouço


O Futsal em Coimbra agradece ao GR Vilaverdense e aos seus responsáveis em particular ao Nuno Pestana a sua disponibilidade e imediata receptividade ao repto lançado pelo nosso portal.
Desejamos os maiores sucessos e as maiores felicidades para a nova temporada desportiva. Bem haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário