sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Campeonato Nacional de Juvenis [Zona Sul] - 1ª Jornada (antevisão)

O Campeonato Nacional de Juvenis FPF começa no dia de amanhã e o Futsal em Coimbra na pessoa do seu colaborador Tiago Coimbra Henriques traz a antevisão à primeira ronda da competição.

Tiago é treinador dos Juniores da Escola Básica D. João I - que também participa na prova - e conhecedor da Zona Sul do futsal de formação nacional onde já competiu no Campeonato Nacional, então no escalão de Sub'20.


Prognósticos sobre o Grupo:
A Zona Sul do Campeonato Nacional de Juniores B é composto pelas seguintes equipas :
- CCRD Burinhosa , Sporting CP , GD Mata , GD Escola D.João I , Academia B. Miranda , CD Os Patos , SL Benfica e CS São João/Urgicentro-Sanfil ( por ordem de sorteio )
Desde logo salta a vista que quatro destas equipas apresentam-se com estruturas organizativas de Liga Sportzone ( Burinhosa , Sporting , Benfica e CS São João ) , o que teoricamente lhes confere algum favoritismo e serão os principais candidatos à passagem à fase de campeão.
Desde logo Benfica e Sporting terão um lugar garantido nos quatro primeiros classificados apresentando-se como fortes candidatos a vitória na fase final .
Em seguida Burinhosa e CS São João na continuidade do trabalho realizado nos últimos anos saiem na frente na busca pelas restantes duas vagas que dão acesso à fase de campeão.
No entanto , o GD Escola D.João I , no seguimento da presenças que tem tido a nível nacional será um adversário a intrometer-se neste apuramento , se conseguir fazer da sua casa a sua fortaleza e discutir os jogos fora de casa com os diretos opositores poderá com essa regularidade atingir esse objectivo de apuramento à fase seguinte.
CD Os Patos , GD Mata e Academia Bairro Miranda terão , no meu entender , o obectivo de garantir a presença no Campeonato Nacional , uma vez que as três equipas conseguiram o apuramento sustentado em jogadores de segundo ano , que ao subirem a Juniores deixaram os respectivos planteis órfãos da experiência de taça nacional angariada , pelo que com planteis “novos” , mas recheados também de alguns talentos irão jornada a jornada dar o máximo para alcançar o seu objectivo.
A todos desejo uma boa competição e que todas as semanas vença o melhor.



 Analise da Jornada:


CS São João x Sporting CP 

Está aqui o jogo grande da jornada , entre um candidato ao título e um forte candidato a passagem a fase seguinte , o CS São João tentará utilizar o factor casa a seu favor , jogando olhos nos olhos , no entanto prevê-se a vitória do campeão nacional em título , com uma equipa mais experiente , apesar da alteração verificada ao nível da equipa técnica , o Sporting CP tudo fará para entrar da melhor forma neste primeiro Campeonato Nacional de Juniores B , no entanto tal como referimos no jogo anterior , no seu melhor futsal poderá o CS São João arrancar deste jogo a surpresa da jornada , não permitindo a vitória do campeão nacional.


CCRD Burinhosa x GD Mata 
Semana difícil para o clube da “ Aldeia do Futsal “ com toda a turbulência ao nível do futsal sénior , no entanto no seguimento do trabalho realizado o ano passado pelo Treinador Rui Miguel ( que esteve perto de superar o Sporting e conseguir o apuramento a Final Four ) , prevê-se a vitória caseira sobre o GD Mata e a sua jovem equipa.


CD Os Patos x Academia Bairro Miranda
Jogo entre adversários diretos na luta pela manutenção , prevê-se a vitória da equipa da casa , uma vez que Os Patos a jogar em casa é sem dúvida o seu ponto forte , onde perante o seu publico se agigantará para vencer a equipa da Academia Bairro Miranda que tendo mudado de liderança técnica e renovado em cerca de 85% o seu plantel ( perdeu os jogadores que subiram a juniores e dois elementos para a Escola D.João I ) que no entanto não entregará o jogo facilmente.


Escola D.João I x SL Benfica
A equipa da Baixa da Banheira recebe o candidato ao título na primeira jornada , e onde tradicionalmente se esperará uma vitória da equipa forasteira , no entanto , a Escola D.João I tem ( a semelhança da Burinhosa e Os Patos ) o factor casa bastante vincado , se conseguirem colocar o seu melhor futsal e eliminar os pontos fortes do adversário poderá estar aqui uma das surpresas da jornada. Será por outro lado o regresso de dois jogadores que se transferiram da Escola D.João I para o SL Benfica este ano e para Bruno Santos e Marco Santos será um jogo especial.


A todos desejo uma boa época desportiva.





Tiago Coimbra Henriques
Treinador

Escola Básica D. João I
(Juniores Sub'20)

Sem comentários:

Enviar um comentário