domingo, 7 de agosto de 2016

Futsal de regresso a Ervedal da Beira

Futsal em Coimbra dá a conhecer neste primeiro fim-de-semana de Agosto a Sociedade Recreativa Ervedalense
A turma de Ervedal da Beira está de regresso às competições federadas da Associação de Futebol de Coimbra.




João Jorge é o rosto do projeto e será o timoneiro da formação do concelho de Oliveira do Hospital depois de nas duas últimas épocas ter estado ao serviço dos Juniores do ABC Nelas e como Analista da CP Miranda do Corvo.
Depois do LM Nogueira do Cravo em 2014/2015 o futsal de Seniores Masculinos está assim de regresso ao Interior Norte do distrito de Coimbra.
Foto: João Jorge (Treinador)

Futsal em Coimbra (FC) - SR Ervedalense volta a ter futsal federado na Associação de Futebol de Coimbra. A que se deveu a ausência das provas oficiais e como se verificou este tão positivo retorno?

João Jorge (JJ) - A ausência das provas oficiais durante algum tempo deveu-se a mudança de corpos diretivos na coletividade e como consequência a impossibilidade de planificar e organizar equipas para a inscrição do clube na Associação.

No entanto já na passada época a Direção atual estava interessada na continuidade do projeto, só que mais uma vez o tempo foi escasso para dar prosseguimento à ideia. Uma direção com uma particularidade muito especial de ser totalmente constituída por elementos do sexo feminino.
Ora este ano reuniram-se algumas condições favoráveis para que a Sociedade Recreativa Ervedalense voltasse aos palcos do futsal do Distrito de Coimbra, representando a União de freguesias do Ervedal e Vila Franca da Beira, assim como o concelho de Oliveira do Hospital. Concelho que já teve várias equipas do escalão maior a disputar as provas da Associação. Refiro-me claro ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital, Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo, Associação Desportiva de Lagares da Beira e Sociedade Recreativa Santa Ovaia. Acrescente-se ainda que o alto distrito já teve outras equipas oriundas do concelho vizinho Tábua, como por exemplo o Espariz e o Tourizense.

Hoje verifica-se uma ausência completa de equipas federadas na modalidade na Associação de Futebol de Coimbra, sendo uma exceção à regra a equipa no feminino do GD Tabuense.
Assim sendo são muitos os atletas parados por falta de clubes na região para poderem competir, o que reforçou ainda mais a nossa intenção de abraçar de novo o projeto estabelecendo um marco nesta zona do distrito e proporcionar a prática da modalidade. Se a isto tudo juntarmos o facto de a Escola João Veloso continuar a criar campeões e terminarem a sua fase de evolução ficando pelos Infantis, mais imperioso se justifica o nosso regresso.



FC - O que o levou a abraçar este desafio/projeto dos Seniores do SR Ervedalense?

JJ - Por tudo o que atrás já referi e porque sou um amante entusiasta da modalidade associado ao facto da Sociedade Recreativa Ervedalense ter já um historial muito importante na Associação de Futebol de Coimbra, com provas dadas com algumas conquistas no passado de vários prémios nas etapas de formação. Por isso julgo que temos responsabilidades acrescidas.
A isto adicionamos o facto de temos um pavilhão extraordinário que foi obra de um grande investimento público e de uma luta árdua de várias pessoas, que conseguiram persuadir os decisores deste país a edificarem uma infraestrutura desportiva na Escola Básica Integrada da Cordinha, possibilitando a prática de várias modalidades desportivas por parte da comunidade.
Para a prossecução dos nossos intentos, contamos com apoios do Município de Oliveira do Hospital, da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.



FC - Quais as ambições/expetativas/perspetivas para a nova época desportiva?

JJ - Desfrutarmos o prazer de jogar futsal, de conviver com a grande família do futsal, de gente anónima que nos costumava receber em cada pavilhão de uma forma muito fraterna. São momentos inesquecíveis.
Para além disso, vamos jogar para a vitória, jogando jogo a jogo, evoluindo a cada minuto, ganhar experiência a cada resultado, e ir o mais longe possível com trabalho e dedicação.



FC - A nível estrutural/institucional como vê e como classifica a instituição SR Ervedalense no panorama do futsal local, distrital e/ou nacional?

JJ - Como um clube pequeno do interior, longe das zonas de decisão e que tem por consequência poucos mais apoios do que os institucionais com que contamos a priori. Não fosse o Município de onde surge a maior fatia desse apoio, da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, e alguns donativos por parte do comércio e particulares anónimos seria impossível mesmo fazer fosse o que fosse. Aproveito já a ocasião, se me é permitido, para agradecer a todos aqueles que tornam possível este projeto.  
Quanto à Sociedade Recreativa Ervedalense per si, é uma coletividade com um coração muito grande, com várias valências das quais para além do futsal destaco o Grupo de Teatro e a parte recreativa com um parque desportivo e de lazer que são um autêntico ex-libris local.



FC - Que análise é possível fazer neste momento à Divisão de Honra de Seniores Masculinos AFC?

JJ - É uma divisão por aquilo que me foi dado a conhecer na época passada na Casa do Povo de Miranda do Corvo é muito competitiva, com equipas de muito valor não só pelo que jogam mas pelo historial que têm na prova e na modalidade, algumas delas com passagem pelos campeonatos nacionais.
Para isso muito tem contribuído o imenso esforço feito pelos colegas treinadores que com a aposta na sua formação através da reciclagem de conhecimentos quer em curso promovidos pela Associação, quer nos vários Workshops que têm sido feitos pelo país por treinadores de renome do panorama nacional e internacional, têm trazido uma mais-valia á competição.


Foto: Pavilhão EB 1 Cordinha (Ervedal da Beira)

  • Plantel:
- Fábio Madeira (GR) – ex. S. Martinho da Cortiça
- Gonçalo Santos (GR) – ex. ABC Nelas
- Fábio Veloso - ex. S. Martinho da Cortiça
- João Ferreira - ex. S. Martinho da Cortiça
- Ricardo Sousa - ex. S. Martinho da Cortiça
- Luís Santos - ex. ABC Nelas
- João Santos - ex. ABC Nelas
- Luís Marante -
- Tony – ex. futebol de 11
- Pedro Freitas – ex. SR Ervedalense

Nota: o plantel ainda não está fechado havendo jogadores por confirmar.

  • Equipa Técnica/Staff:
Treinador: João Jorge (ex-CP Miranda do Corvo)
Treinador GR: Filipe Henriques
Diretora: Liliane Cid
Seccionistas: Victor Hugo Garcia; Pedro Ferrão; Hermínio Torres; António Maria

  • Jogos Período Preparatório:
10 de Setembro, 18h00: SR Ervedalense vs GSSDCR Miro


Foto: SR Ervedalense (logo)

O Futsal em Coimbra agradece à SR Ervedalense e em particular ao João Jorge a sua disponibilidade e imediata receptividade ao repto lançado pelo nosso portal.
Desejamos os maiores sucessos e as maiores felicidades para a nova temporada desportiva. Bem haja!

1 comentário:

  1. De louvar todo este empenho de pessoas que nada esperam em troca mas sim e só o bem estar e o bom Nome desta magnifica Terra que se chama ERVEDAL a todos eles eu como deixo o meu muito Obrigado

    ResponderEliminar