sábado, 12 de setembro de 2015

Juvenis AF Coimbra: antevisão

Juvenis AF Coimbra 2015/2016
O Campeonato Distrital de Juvenis AFC 2015/2016 está prestes a arrancar tendo a primeira ronda da fase regular três jogos marcados para domingo de manhã e outro na segunda-feira à noite.
Aqui fica a antevisão feita pelos timoneiros das oito bravas formações que irão competir de Setembro a Março nas principais provas federadas conimbricenses de Sub-17.
Foram colocadas três perguntas padrão a todos os treinadores pelo que aqui ficam as respostas e respetivas análises numa simples ação de promoção e divulgação das nossas competições.

 
1 - Quais as expetativas para a temporada que agora se vai iniciar?
2 - Como correu o período preparatório e que balanço faz do mesmo?
3 - Qual a opinião e demais considerações sobre os demais competidores?

CS São João (Alcides Lopes)
1 - As expetativas para a temporada que está prestes a iniciar são as melhores. Há que contextualizar todas as variáveis e perceber que este ano a exigência e sentido de responsabilidade aumentam exponencialmente com a subida dos Seniores do CSSJ à 1ª Divisão Nacional. Além do mais vimos de um «triplete» e somos Bi-Campeões Distritais, razões suficientes para percebermos que não vamos ter nenhum jogo fácil e que a evolução será assim tremenda. Não fugimos à nossa tradição e obviamente que a ambição passa por ganhar todos os 24 jogos oficiais que podemos vir a disputar a nível interno. Depois de um 6º e 5º lugar a nível nacional voltamos a humildemente ambicionar o máximo possível. Resta-nos trabalhar sempre nos limites para sermos tão competentes quão necessário para alcançar tais feitos, sabendo que a fuga ao «politicamente correto» nos obriga a nunca perder o foco e o comprometimento com aquilo a que nos desafiamos.
 
2 - Este ano tentei revolucionar um pouco o período preparatório, tornando-o o mais competitivo possível com muitos jogos-treino, muito volume, intensidade e competitividade. Muitas presenças nos treinos dos Seniores, dos Juniores e nos jogos de preparação destes, num projeto que a longo prazo irá com toda a certeza 'abastecer' a equipa principal.
O grupo é heterogéneo. 18 jogadores sendo que 6 são Iniciados (4 deles de primeiro ano). Por outro lado apenas uma cara nova permitiu um trabalho de continuidade e rápida assimilação dos processos. Será um trabalho contínuo e encontraremos estratégias para que todos possam ter uma curva de evolução ascendente e regular, provocando assim uma consequente melhoria das rotinas coletivas.
 
3 - O campeonato é a meu ver no geral nivelado por baixo em comparação com pelo menos as duas últimas temporadas. Entendo que tanto a nossa equipa como a Casa do Povo se apresentam melhor preparadas. No entanto considero também que o CRI Alhadense está a montar uma estrutura deveras ambiciosa, que a Granja está hoje muitíssimo bem orientada e que o Domus Nostra será o habitual competidor sempre de levar em conta pelo que perspetivo que seja deste lote que venham a sair as quatro formações que irão disputar a 2ª Fase. Porém Chelo, Santa Clara e Vila Verde serão igualmente competidores que irão evoluir ao longo da temporada.
Falamos de uma prova de formação em que o crescimento social e humano dos atletas terá também um peso significativo no desempenho das diversas equipas.
 
 
CP Miranda do Corvo (João Barbosa)
1 - Espero que este ano o campeonato esteja mais equilibrado. E que a minha equipa consiga alcançar os objectivos definidos.
 
2 - A pré-época correu muito bem, com grande entrega dos jogadores.
 
3 - Como não vi nenhum jogo das outras equipas nao tenho opinião formada sobre elas. Espero apenas que seja um bom campeonato.
 
 
Domus Nostra (Emanuel Inácio)
 1 - O Clube Domus Nostra em concreto o escalão de juvenis tem como objetivo ficar entre os primeiros 3 classificados. Este objetivo é coletivo e foi traçado no treino em conjunto, entre a equipa técnica e os seus jogadores. Sabemos das dificuldades que se aproximam uma vez que cada jogo tem que ser visto como uma final. Um resultado menos conseguido pode colocar em risco os nossos objetivos. Isto porque o campeonato apenas tem 14 jornadas (8 equipas)!  
 
2 - Os juvenis e os juniores do Clube Domus Nostra iniciaram a pré-época 2015/2016 em conjunto na Sexta-feira, 28 de Agosto de 2015 com o objetivo de juntar o maior número de “AMIGOS” para mandar uns chutos na pelota! 
Após este “treino” os jogadores foram divididos pelos seus respetivos escalões e equipas técnicas. No que toca aos Juvenis foi uma pré-época divertida e bastante positiva. Sabemos que muito trabalho nos espera e que ainda temos muito para aprender. 
Contudo estamos preparados com várias armas diferentes para o primeiro embate de titãs entre o Domus Nostra vs CRI Alhadense E no nosso já conhecido 'Cabanão'!
 
3 - Sabemos que existem equipas com mais matéria-prima do que nós e com outros meios de treino, assim como o inverso.
Sabemos que no final do campeonato vai haver um campeão, um segundo classificado e por ai fora até chegar ao oitavo classificado, uns mais contentes e outros mais tristes. Como diz o JJ as contas fazem-se no fim!
Sobre os outros não falo, mas em relação a nós vivemos numa aldeia “Vila” em que não nos podemos dar ao luxo de escolher entre 20 jogadores para formar uma equipa. No entanto os que temos são uma verdadeira equipa e acima de tudo um excelente grupo de amigos que procura sempre que possível fazer tudo em conjunto (Acampar, Férias, Cinema, etc.). Basicamente seguimos o lema se é para ir vamos todos! Ninguém vai só! 
 
 
Granja do Ulmeiro/GDU (Rui Feijão)
1 - Expetativas: Apesar do número de equipas participantes estar aquém do expectável, as boas equipas da formação mantêm uma aposta forte neste escalão. Apesar de iniciar um novo ciclo enquanto treinador na A.F. GDU, e especificamente no escalão de juvenis, estamos convictos que será uma época de reforço da mentalidade competitiva, da ambição do ganhar e de aprendizagem pelos desafios que representa, quer ao nível regulamentar quer futsalístico face aos adversários que, como nós ambicionam títulos.
 
2 - Apesar de termos realizado alguns jogos de treino com equipas de maior valia, que nos deram alguns indicadores de ordem positiva, no que ao trabalho realizado diz respeito, também mostraram fragilidades que iremos, com toda a certeza, ir corrigindo ao longo do campeonato.Demais competidores - Sendo o C.S. S.João o campeão em título, que se renovou com jogadores ganhadores de enorme valia que transitaram do escalão de inciados, os mecanismos ofensivos e defensivos, de uma equipa com ambições estarão novamente a postos para poder alcançar o título distrital. No entanto a C.P. Miranda tem uma equipa de grande valia que tentará contrariar o favoritismo do CSSJoão. O CRIA parece-me ser um adversário forte que se reforçou imenso, em todos os níveis da sua estrutura, desde a equipa técnica a jogadores que bom nível futsalístico. O Domus Nostra, mantendo uma boa base de trabalho será certamente um adversário muito valioso.
 
3 - Relativamente aos restantes competidores, desconheço a sua valia. Mas certamente irão, com o seu trabalho de campo semanal, contribuir para proporcionar bons espetáculos de futsal e dar maior qualidade ao campeonato.
 
 
CRI Alhadense (João Alves)
Até à data de elaboração desta publicação o futsal-coimbra.blogspot.pt ainda não tinha recebido qualquer resposta à solicitação efetuada.

 
UPC Chelo (Pedro Santos)
1 - Para esta temporada, os objetivos iniciais passam por classificarmo-nos para a segunda fase do campeonato e chegar à final four da taça!
 
2 - O período preparatório correu da melhor maneira, os jogadores assimilaram bem as novas ideias, os novos princípios de jogo e é isso que vamos continuar a trabalhar para evoluirmos e conseguirmos chegar aos objetivos traçados para esta época. Estamos preparados para o início do campeonato, sem dúvida.
 
3 - É um campeonato interessante onde irá existir muito equilíbrio, muita competição e é isto que é preciso para os atletas evoluírem. Desejo a todos as melhores sortes e um bom campeonato para todas as equipas.
 
CF Santa Clara (José Pereira)
Até à data de elaboração desta publicação o futsal-coimbra.blogspot.pt ainda não tinha recebido qualquer resposta à solicitação efetuada.
 
 
ADC Vila Verde (Rodrigo Martinho)
 A direção da ADC Vila Verde entendeu declinar o convite para participar na iniciativa do futsal-coimbra.blogspot.pt por razões não divulgadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário